Fundador

Srila Prabhupada

 

Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada ficou conhecido no mundo todo como o fundador-acarya da ISKCON – Sociedade Internacional Para Consciência de Krishna. Acarya significa “aquele que ensina através de seu próprio exemplo” e nada poderia definir melhor Srila Prabhupada, como é carinhosamente chamado, que sempre viveu tudo o que ensinou. Como mestre espiritual que fez de “Hare Krishna” uma expressão familiar e como o mais destacado autor e erudito no campo da milenar filosofia, religião e cultura védicas, Sua Divina Graça é referenciado por estudiosos, acadêmicos e religiosos.

Srila Prabhupada nasceu neste mundo em Calcutá, Índia e, em 1922, encontrou-se com Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami, que mais tarde tornou-se seu mestre espiritual. Ele pediu a Srila Prabhupada que ensinasse a ciência da consciência de Krishna no mundo ocidental e, com esse intento, em 1944, Srila Prabhupada deu início à publicação da revista “Volta ao Supremo”, e, no princípio dos anos sessenta, ele escreveu e publicou três volumes de tradução e comentário do Srimad-Bhagavatam, literatura considerada “o summum bonum da literatura védica”.

A pedido de seu mestre espiritual, em 1965, Srila Prabhupada viajou para os Estados Unidos no navio a vapor “Jaladuta”, com apenas sete dólares no bolso (em moeda indiana), um par de címbalos de mão (karatalas), e algumas cópias de seus escritos. Após sua chegada, ele escreveu mais trinta volumes do Srimad-Bhagavatam, é o autor do Bhagavad-gita Como Ele é, além de outras quarenta grandes obras. A comunidade acadêmica considera essas publicações definitivas e as tem usado como livros didáticos e de referência.

Viajando quase que constantemente, Srila Prabhupada orientou sua sociedade internacional desde os humildes primórdios na Segunda Avenida, 26, em Nova Iorque, EUA, até seu desenvolvimento numa confederação mundial com mais de duzentos ashramas, escolas, templos, institutos e comunidades rurais e milhões de seguidores. Ele deixou este mundo no dia 14 de novembro de 1977, em Vrindavana, Índia, local mais sagrado para os devotos de Krishna e seus discípulos têm continuado seu importante trabalho de levar a Consciência de Krsna para as pessoas, indistintamente.